You've reached your destination

Discover Monte do Malhão: An Eco-Invigorating Experience

Explore Monte do Malhão: an oasis where Eco, Design, Spa and Algarve intertwine. We offer five types of suites, from the elegant standard to the luxurious options with a jacuzzi or an equipped kitchen. We offer an eclectic and luxurious stay.

Q45.jpg
PA8.jpg

Relax in our spa, revitalize yourself in the heated swimming pool with hydromassage and enjoy breakfast with local products. This refuge, powered by renewable solutions, cultivates an atmosphere of well-being, nature and culture. Art exhibitions and events bring good social relationships back here.

Feel the authenticity of an untouched Algarve and live memorable experiences. Between the peaceful countryside and the stunning beaches, you’ll find harmony and easy routes.

RURALIZARTE

O Centro de Artes

ana sousa

«O Vento Enfim Parou»

Ano 2022

Tinta plástica sobre parede

«Assumindo como mote um verso de uma canção de Sérgio Godinho, esta pintura mural site-specific, realizada no âmbito do projeto Monte do Malhão – Arte Rural, por Ana de Sousa (julho 2022), evoca a transição da agitação quotidiana, própria de quem vive na cidade, para a tranquilidade experimentada por todos aqueles que habitam este lugar de turismo rural, mesmo que seja apenas por uma noite. Situada à entrada do Monte do Malhão, esta obra de arte de rua dá as boas vindas a quem chega, com a promessa de que o vento que consigo traz se dissipe na horizontalidade da paisagem. No centro esquerdo da representação, ergue-se a sombra de uma frondosa e delicada amendoeira, tão caraterística em terras algarvias que deu origem à lenda das amendoeiras em flor, fenómeno que só ocorre na primavera. Um tempo ameno e amenizador, próximo da natureza e distante de todos os constrangimentos que nos levam para longe de nós, é precisamente a proposta deste projeto. A complementar a sombra da árvore, encontram-se representadas, à direita, as sombras de quatro figuras: um rapaz de boné a segurar uma vara, outros dois a tocar acordeão e uma menina com uma flor, de pé esguio e frágil, que lembra um cravo, símbolo da liberdade na cultura portuguesa. As sombras destes jovens seres, habitantes permanentes no Malhão remetem-nos para a infância/juventude, aliando à alegria que brota da liberdade (de brincar, tocar e ver), a ideia de sonho. O Monte do Malhão é isto mesmo: um lugar fruto do sonho que convida a parar e a sonhar, como se chegasse a primavera e os nossos sonhos abrissem em flor».

Sobre a Autora

Lisboa, 4 de fevereiro de 1980. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura (2003), mestre (2007) e doutora (2016) em Educação Artística, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Ana Sousa é docente nesta instituição (desde 2009), artista e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, onde coordena o grupo de Educação Artística. Nos domínios da pintura e da fotografia, uma das suas últimas exposições intitula-se Na véspera de não partir nunca e teve lugar na Quinta da Cruz, em Viseu, de 21 de julho a 5 de setembro de 2017. Enquanto fiber artist, expõe regularmente desde 2002, contando com inúmeras exposições no Museu *da* Tapeçaria de Portalegre Guy Fino. Ainda a nível nacional, é de destacar a sua participação na exposição coletiva Palimpsesto, da curadoria de Maria Manuela Lopes e organização da associação Cultivamos Cultura, no Museu Municipal de Penafiel, de 17 de janeiro a 9 de fevereiro de 2020. A nível internacional, é de mencionar a sua participação na exposição coletiva Winter Exhibition da Verbeke Foundation, em Kemzeke, na Bélgica, de 15 de novembro de 2015 a 14 de março de 2016. Como docente e investigadora, leciona no Doutoramento em Educação Artística, no Mestrado em Educação Artística e no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, na Universidade de Lisboa, desenvolvendo estudos, de natureza colaborativa e construtivista, nos domínios da formação de professores e da didática das artes visuais. É também investigadora colaboradora na Universidade de São Paulo e co-responsável pelo projeto ConfiArte: Oficinas Re-Criativas de Arte-Cidadania, patrocinado pela DGArtes.

Ao reservar no nosso site oficial, garante condições exclusivas: pequeno-almoço incluído, acesso gratuito ao spa e a tarifa mais baixa!